domingo, 9 de dezembro de 2012

A música coreana cruzando a fronteira entre a música tradicional e o pop!





Coreyah é uma banda de música coreana composta por quatro músicos que tocam instrumentos tradicionais coreanos, além de um guitarrista e um percussionista.
As características únicas das composições do grupo os permitem transitar entre uma grande variedade de gêneros musicais: pansori (uma canção tradicional coreana em forma de narrativa), rock ocidental, música cigana dos Bálcãs, música sul-americana e africana (nessas duas últimas, justapõem-se alegria e tristeza). 
Mais do que ser uma banda de música cosmopolita, sem uma nacionalidade definida, o som da Coreyah representa a etnia coreana. A banda tem preferência por tons rústicos, que incluem o vocal tradicional coreano e um estilo de tocar que foge às convenções ocidentais. Assim como a contemporânea Seul, uma cidade que mescla prédios antigos e modernos, Coreyah está criando uma música coreana viva, ao digerir diferentes heranças culturais de todo o planeta. Sendo assim, o som da Coreyah é uma música popular que tenta conectar o presente ao passado. 
Coreyah mostra sua habilidade em misturar tradição e modernidade ao tocar tanto em eventos tradicionais coreanos, quanto em gigs mais populares e atuais. A banda foi premiada no Chunchamanbyul Concert, que é um concurso de grande repercussão entre os cantores tradicionais coreanos, e também recebeu o prêmio principal no “Tune-up Musician” de 2011, patrocinado pela CJ Culture Foundation (umas das maiores empresas da Coreia). A banda Coreyah está participando também do “Top Band 2”, um concurso entre bandas televisionado, popular na Coreia, que vai ao ar no KBS (Korean Broadcasting System – Sistema de Transmissão Coreano), e ganhando notoriedade devido a sua notável habilidade em fundir as belas melodias e ritmos, tipicamente coreanosO grupo refere-se a seu som como sendo uma música folclórica e contemporânea da Coreia, pois eles abrigam uma grande variedade de músicas, baseadas na tradição coreana. 
Coreyah lançou seu primeiro álbum “Walk into the Sea” em 2011 e produziu um musical para o teatro intitulado “Sugungga: The Blue House”, com o diretor francês Marion Schoevaert, em maio de 2012. Tais encontros evidenciam a tentativa da banda em transcender as fronteiras existentes no meio das artes.  




Discografia 
2010. V.A.2010 “21C Korean Music Project” Universal Music, faixa 4. Dondolariyo.  
2011. V.A.Into The Light - Music of Korea Ⅳ》, Korea Art Management Service, faixa 7. Dondolariyo (Don't know how it will be) 
2011. Walk Into The SeaMirrorball Music. (ep 

Premiações 
Agosto de 2010.  Vencedores do 21C Korean Music Project Awards  
Junho de 2011. CJ Azit Tune up musician 
Julho de 2011. Up-and-Coming Korean Music Competition <Chunchamanbyul Concert> 1º prêmio. 
Setembro de 2012. KBS2TV <Topband 2> Top 16. 

História 

2010. Criação da banda Coreyah 
Dezembro de 2010. Coreyah Music Salon no Seoul Namsan Traditional Theater (Seul) 
Julho de 2011. Convidados na apresentação de Dulsori no Yeou-Rock Festival (Teatro Nacional da Coreia 
Agosto de 2011. Seoul Fringe Festival  
Outubro de 2011. 2011 Jeonju International Sori Festival 
Maio de 2012. Image Musical Theatre “Sugungga: The Blue House” no Muse Live Hall no Parque Olímpico (Seul) 
Maio de 2012. Chuncheon International Mime Festival “Dokkebi Nanjang/ Friday Night Madness” (Chuncheon) 
Julho de 2012. Korean Cultural Centers na Europa (Paris, França/ Berlin, Alemanha) 
Julho de 2012. Hesperange Concert Hall (HesperangeLuxemburgo) 
Julho de 2012. Sfinks Mixed Festival (BeochoutBélgica) 
Setembro de 2012. Gwangju World Music Festival 
Setembro de 2012. “Sori Frontier” no Jeonju International Sori Festival (Jeonju) 
Outubro de 2012. Ulsan World Music Festival 




Membros 
Ohmbre (Guitarrista/Compositor/Líder da Banda) 
Ohmbre é guitarrista e compositor. Começou sua carreira como guitarrista de uma banda de rock e reggae. Ganhou fama como membro da “Band, However and Paprika”. De 2007 a 2008, realizou um trabalho denominado “Yohm Project”, com o tecladista Yonrimong, e compôs músicas memoráveis, voltadas para várias performances de dança, peças e filmes. Yohm Project dirigiu diversas performances do grupo de dança moderna “Trust”, como “Olive Tree All-Live”, “Third Turn” e “Dekalog”. Eles também dirigiram o criativo grupo performático “Tuida” em shows como “Alice Project” e “You cannot say that I did so”. O trabalho de Ohmbre se destaca por combinar estilos diferentes de música como a valsa, música circense e música cigana. Ohmbre lidera atualmente a banda Coreyahcontribuindo com sua inspiração nas composições do grupo.  

Ashin Kweon (Vocais) 
Ashin Kweon é uma das jovens vocalistas tradicionais da Coreia que mais rapidamente ascendeu no meio musical. Ela começou sua carreira aos 12 anos de idade. 
Ashin fez turnê fora de seu país com a banda “Suggungga and Simcungga for Chamber Musica and Pansori”, patrocinada pela Universidade de Indiana e pela Berklee College of Music nos Estados Unidos. Ela se apresentou no Lincoln Center como vocalista de “Imortal Dreams”. Aliada à sua carreira de vocalista, ela compôs letras para apresentações criativas de pansori, como “Tremendous Lies”, “Taste” e “But: Too”. Em 2006, Ashin foi premiada com o bronze no Dong-A Korean Traditional Music Competition, o concurso musical mais influente na Coreia. Em 2009, foi escolhida como “A.Y.A.F.” (Arko Young Art Frontier) pelo Conselho de Artes da Coreia. Ela se formou em pansori pela Universidade Nacional de Artes da Coreia e estudou diversos estilos tradicionais de vocais coreanos, como jungg e minyo. Como vocalista da CoreyahAshin não se limita a um determinado gênero musical. 

Dong-Kun Kim (DaegeumSogeumTungso) 
Dong-Kun Kim é um dos músicos mais habilidosos na flauta de bambu da Coreia, e um distinto diretor de peças musicais em seu país. Depois de se graduar na Universidade Nacional de Artes da Coreia, Dong-Kun viajou para a França como diretor musical das peças de Kim Kwan-Rim “Come HereMutu” e “FairyWhy?”, e “Les Coréens” (os coreanos), de Michel Vinaver. Ele é o diretor executivo musical da trupe de atores conhecida como Uturi. Graças à sua considerável experiência com a música coreana, Dong-Kun desempenha um papel central na construção da identidade musical da Coreyah. 

Halee Jung (GeomungoYaggeum)  
Halee Jung é uma notável tocadora de geomungo. Enquanto jovem, Halee ganhou muitos prêmios em competições importantes na Coreia, como a Nangye Korean Traditional Music Competition, a Muan-Seoungdal Korean Traditional Music Competition e a Dong-A Korean Traditional Music Competition. Até graduar-se na Universidade Nacional de Artes da Coreia, ela trabalhou para o Busan National Gukak Center. Halee fez turnê por Tottiri e Akita, no Japão, e tocou no Miami University Concert Hall nos Estados Unidos em 2009. Em 2011, Halee fez turnê pela Europa como membro do “Tezuka Osamu”, que era um projeto global do dançarino belga Sidi Larbi Cherkaoui. Durante essa turnê, ela teve a oportunidade de construir sua carreira tocando yaggeumHalee agora ensina geomungo para alunos da Gukak National Middle School. 

Cho-Rong Kim (Percussão) 
Cho-Rong Kim é uma percussionista especializada em instrumentos tradicionais coreanos, como janggujing e kkwaenggwari. Ela adquiriu um vasto conhecimento das batidas tradicionais coreanas durante seus estudos na Universidade Nacional de Artes da Coreia. Cho-Rong já tocou em campos musicais que vão desde a música tradicional coreana até a música popular. Em 2009, Cho-Rong participou de várias performances da trupe musical coreana Taroo, incluindo “PansoriEating Green Apple” e “OneulOneul-I”. Em 2011, Cho-Rong tocou a música “Kodu” com o Baramgot, uma trupe musical conhecida internacionalmente. Investindo no seu conhecimento sobre a música tradicional coreana, Cho-Rong costuma incorporar instrumentos de percussão melódicos ocidentais, como o glockenspiel, a marimba e o vibrafone. Como membro da Coreyah, Cho-Rong impressiona o público por tocar vários instrumentos de percussão.  

Kyung-I (Percussão) 
Kyung-I é um multi-instrumentista para a banda Coreyah. Ele buscou em toda sua vida explorar a música étnica de todos os cantos do mundo, especialmente a música brasileira. A especialidade de Kyung-I são os instrumentos de percussão brasileiros como o pandeiro, o surdo e o berimbau. Ele é um instrumentista versátil, que explora novos sons a cria uma atmosfera única através do uso do ritmo. Por muitos anos, Kyung-I tocou com Sorri, um cantor/compositor de bossa nova. Ele ajudou muitos músicos coreanos populares na gravação de seus álbuns, como, por exemplo, Lee Han Chul, Fortune Cookie, Ra.D e Nunttugo-Kobein. Em 2009, Kyung-I tocou “Alice Project”, como percussionista, com o Yohm Project.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário